As normas internacionais de auditoria (ISA) no contexto das PME

 Em Auditoria, Comunicação Social, Legislação
JM Ribeiro da Cunha & Associados - As normas Internacionais de auditoria ISA

Leia o artigo de fundo de Carlos Esteves, auditor jurídico da JMRC & Associados, publicado na mais recente edição da “Revisores e Auditores”, a revista da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Disponibilizamos abaixo o artigo (PDF) “A aplicabilidade das normas internacionais de auditoria (ISA) no contexto das Pequenas e Médias Empresas – como a dimensão e a complexidade condicionam a aplicação das ISA. Da contextualização normativa à aplicação prática”, deixando-vos o enquadramento pelo autor:

O presente artigo pretende abordar alguns dos principais problemas colocados pelas auditorias a micro, pequenas e médias empresas (PME) e a entidades pouco complexas (EPC). Começaremos, por isso e na medida do possível, por escalpelizar o conceito de PME. Analisaremos, então, o contexto normativo do actual sistema, no que concerne às auditorias de demonstrações financeiras deste tipo de entidades. Veremos o papel que o auditor deve assumir e as principais dificuldades por este sentidas. Finalmente, debruçar-nos-emos sobre os passos que o International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB) se prepara para tomar.

"REVISORES E AUDITORES" - Nº96, JAN-MARÇO 2022

A aplicabilidade das normas internacionais de auditoria (ISA) no contexto das Pequenas e Médias Empresas – como a dimensão e a complexidade condicionam a aplicação das ISA. Da contextualização normativa à aplicação prática”

Descarregar
Posts Recentes

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Contacto Rápido

Envie-nos um email, entraremos em contacto assim que possível.

Não consegue ler? Clique para novos caracteres. captcha txt

Escreva o seu termo de pesquisa

Ribeiro da Cunha & Associados - Alterações ao CSC